Experiência imersiva amplia compromisso ambiental de empresas em ação de reflorestamento da Carbon Free Brasil
Evento reuniu 20 companhias e plantou mais de 400 mudas nativas em área de preservação permanente
Itapetininga, SP – O compromisso ambiental das empresas ganhou força com a 4ª edição do Plantio de Integração, realizado pela Carbon Free Brasil nos dias 20 e 21 de fevereiro, no interior de São Paulo. Em 2025, ano em que o Brasil sedia a COP 30, 20 empresas participaram do plantio de mais de 400 mudas nativas em uma Área de Preservação Permanente (APP). Dessa forma, a iniciativa reforça a importância da participação empresarial na recuperação ambiental.
O Plantio de Integração integra o programa Cashback Ambiental da Carbon Free Brasil, que direciona recursos para projetos ambientais. Para cada tonelada de carbono neutralizada, R$ 5 são investidos na recuperação do meio ambiente, incluindo o plantio de árvores nativas na Mata Atlântica. Além disso, entre as espécies plantadas, destacam-se aroeira, ipê-amarelo, paineira e embaúba. O monitoramento dessas árvores durará pelo menos quatro anos, garantindo a efetividade da ação.
A programação contou com uma exposição sobre mudanças climáticas e uma visita às áreas reflorestadas de edições anteriores, onde as árvores já ultrapassam cinco metros de altura. Dessa maneira, os participantes puderam visualizar os impactos positivos da iniciativa ao longo do tempo.
Iniciado em 2022, o projeto tem parceria com a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (ANSPAZ), que atende mais de 150 crianças do ensino fundamental com atividades de educação ambiental no contraturno escolar. Com isso, além da restauração do meio ambiente, a ação também contribui para a formação de uma nova geração consciente sobre sustentabilidade.
Impacto transformador para empresários e colaboradores
A consolidação das práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) impulsiona eventos como esse. Segundo a Amcham Brasil, 71% das empresas no país já iniciaram ou implementaram estratégias ESG, registrando um crescimento significativo em relação ao ano anterior. Assim, o Plantio do Futuro, realizado em 2025, promoveu uma imersão para cerca de 200 participantes, incluindo CEOs, diretores, gestores e colaboradores.
“O Plantio de Integração vai além de um ato simbólico. Ele representa um passo real rumo a um futuro sustentável. A parceria entre a Carbon Free, ANSPAZ e as empresas reforça a importância da cooperação intersetorial na luta contra as mudanças climáticas. Por isso, não estamos apenas plantando árvores, mas construindo um legado para futuras gerações, promovendo educação ambiental e incentivando novas iniciativas”, afirma (porta-voz da Carbon Free).
Marcelo Spaziani, CEO da Dux Grupo, empresa especializada na neutralização de gases tóxicos e odores, destacou a relevância de medidas concretas de sustentabilidade. “Neutralizar nossa emissão de carbono é um compromisso da Dux. Afinal, apoiamos outras empresas na redução de impactos ambientais e seguimos o mesmo princípio internamente. O trabalho da Carbon Free tem sido essencial para concretizarmos essa contribuição positiva”, afirma Spaziani.
Além da Dux Grupo, a Carbon Free contou com a presença de representantes da Ornare, PremieRpet, MML, A Brito Construções, Biotrop, HOB, COLI Shipping, Companhia das Letras, Primetour, Hanaoka, Titan Cenografia, Nacional Tubos, Ecovita, Modera, Multimalhas, SQ Química, Tecnobank, Mangotex e Ecomunica. Esse engajamento evidencia o interesse crescente das empresas na adoção de práticas sustentáveis.
Sobre a Carbon Free Brasil
O Carbon Free Brasil busca inspirar mudanças sustentáveis, promovendo um meio ambiente mais equilibrado e incentivando a conscientização de pessoas e empresas. Portanto, sua missão é simplificar a neutralização das emissões de CO₂, tornando-a acessível por meio de créditos de carbono e ações como o plantio de árvores.
Os principais serviços oferecidos incluem neutralização de emissões, projetos para redução de emissões e inventário de gases de efeito estufa. Dessa maneira, a empresa viabiliza soluções eficientes para reduzir impactos ambientais.